Mapa do siteContactosPesquisaLinks

Editorial
Futuros Cientistas,  

Entramos agora na 3ª edição do Ideias que Mudam o Mundo!

Nos dois primeiros anos o projecto Ideias que Mudam o Mundo (IQMM) envolveu na final 3.800 alunos com 755 trabalhos a concurso, cumprindo os objectivos da Bayer, de levar a Ciência e a Tecnologia aos mais jovens. A adesão ao IQMM tem sido crescente demonstrando o interesse dos alunos por estes temas, o gosto pela criação, invenção e reflexão sobre o mundo em que vivem, levando-os a aplicarem os conhecimentos de forma muito prática e concreta.

Este ano lectivo, 2007/2008, temos um IQMM mais tecnológico: todo o projecto é suportado na internet, através do site www.IQMM.pt . O desafio passa pela identificação de situações do dia a dia em que a Ciência a Tecnologia possam intervir para melhorar o mundo em que vivemos e apresentar soluções. Os melhores trabalhos vão ter oportunidade de serem apresentados numa gala totalmente dedicada à Ciência, onde vão estar, também, grandes nomes da área a partilhar conhecimentos com todos os presentes.

Uma vez mais o projecto vem reforçar o lema da empresa: “Bayer: Science For A Better Life” e contribuir para a divulgação da ciência e tecnologia, estimulando a educação científica e, contribuindo para a melhor qualificação de uma força de trabalho futura, que se quer mais consciente e mais atenta para lidar com desafios de impacto global. Os jovens de hoje, serão aos nossos cientistas de amanhã!

Em Portugal, a Bayer atribui todos os anos vários prémios e bolsas de estudo. Alguns exemplos são a Bolsa de Estudo Professor Doutor Eurico Lisboa, para projectos de investigação, estágios de formação na área da diabetes ou o Prémio Professor Alexandre Moreira, para projectos de investigação na área da medicina sexual. Apadrinha ainda projectos de investigação de Institutos independentes, como o IPATIMUP e colabora com diversos projectos de Responsabilidade Social, como o apoio à UNESCO no âmbito do AIPT – Ano Internacional do Planeta Terra, e à Fundação do Gil.

Dr. João Barroca

Director-Geral da Bayer Portugal