Mapa do siteContactosPesquisaLinks

Notícias
Pode ser um deles
Podes ser um deles

Só os melhores entre os melhores merecem os prémios que temos para dar: viagens aos Centros de Investigação da Bayer, em Leverkusen, na Alemanha.
Se queres ver a Ciência e a Tecnologia avançar na direcção do futuro, é aqui que podes fazê-lo.

Image


Image 

 
No melhor terreno

No melhor terreno, nasce a horta

Mesmo que não te interesses por agricultura, vais gostar de fazer esta experiência.
O 1.º Laboratório IQMM vai ser lançado no dia 30/01/08 e promete pôr meio mundo a recolher amostras do bem mais precioso que temos: a terra...
Queremos ver-te participar.

 Image

Image

 
Coração

Coração artificial bate pela
primeira vez

Um artigo publicado na revista Nature Medicine anunciou que uma equipa de cientistas conseguiu, pela primeira vez, fazer funcionar um coração artificial, recorrendo a células cardíacas imaturas de ratos recém-nascidos.
Os cientistas injectaram estas células na estrutura de um coração que foi, depois, colocado numa incubadora. Quatro dias mais tarde, o coração começou a bater, surpreendendo os cientistas.
Esta descoberta pode vir a revolucionar a Medicina do futuro, permitindo a construção, em laboratório, de órgãos artificiais que funcionarão como peças sobresselentes do corpo humano.

Ler mais

 Image

Image

 
Matemática

Primavera da Matemática: dá lá
um salto!

O Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra está a organizar um workshop chamado “Primavera da Matemática”, que pretende mostrar como esta ciência ocupa um lugar central na investigação científica.
Nesta festa de números vais poder aprender, por exemplo, como são feitas as sondagens de opinião, como se pode simular a propagação de uma doença infecciosa ou como a Matemática nos pode ser útil para detectar erros no algarismo misterioso do Bilhete de Identidade. Ficaste curioso?
A “Primavera da Matemática” decorre em Coimbra, de 26 a 28 de Março, e destina-se aos alunos do 3.º Ciclo e Secundário.


Ler mais

 Image

Image

 
Surfista
Jovem cientista (e surfista) português estuda as melhores ondas

Um engenheiro do ambiente do Instituto Superior Técnico de Lisboa construiu um modelo de previsão das condições para a prática de surf. Utilizando conhecimentos em áreas tão diversas como a Matemática, a Geoestatística ou a Inteligência Artificial, Nelson Silvestre concebeu um modelo automático com uma exactidão superior a 80%.
Depois de introduzidos os dados (ventos, marés, altura das ondas no mar alto e na costa), o modelo demora cerca de 3 horas a dar os resultados.
Ainda a tempo de apanhar umas boas ondas...

Ler mais
Image


Image 

 
Aquecimento
O Top 9 do aquecimento global

Um grupo de cientistas da Universidade de East Anglia publicou esta semana um estudo que lista as nove regiões do planeta que sofrerão maiores alterações devido ao aquecimento global.
Entre os lugares do mundo mais ameaçados encontram-se a Floresta da Amazónia (que, se nada for feito, poderá desaparecer dentro de 50 anos) e o Árctico (segundo este estudo, o degelo desta região estará concluído dentro de 10 anos).
O estudo teve como base depoimentos e trabalhos de 52 cientistas de todo o mundo.

Ler mais
Image


Image 

 
Cientistas
Cientistas seguem rasto de micróbios com milhões de anos

Uma equipa do Instituto de Física do Globo de Paris conseguiu detectar marcas biológicas de micróbios em rochas formadas há 2.000 milhões de anos. Esta descoberta pode dar novas pistas sobre onde e quando surgiram as primeiras formas de vida na Terra, lançando de novo o debate entre os cientistas. O estudo foi publicado na Internet pela Nature Geoscience.

Ler mais
Image


Image 

 
Eureka
O que acontece no cérebro quando
dizemos “Eureka”?

Que processos ocorrem no nosso cérebro quando descobrimos a solução para um problema complicado? Foi isso que quis saber uma equipa da Goldsmiths University of London que monitorizou a actividade cerebral de 21 voluntários confrontados com vários enigmas relacionados com palavras.
Uma das conclusões a que chegou esta equipa foi a seguinte: perante um impasse, as soluções surgem mais depressa quando mantemos a “menta aberta” e não nos concentramos demasiado no próprio problema.

Ler mais
Image


Image 

 
Cebola
Finalmente uma cebola que não faz chorar

O instituto de investigação “Crop and Food” da Nova Zelândia usou uma tecnologia de “silenciamento de genes” para desligar o gene responsável pela enzima lacrimogénea das cebolas, criando assim uma cebola que “não faz chorar”.
A equipa de cientistas deste Instituto recorreu a uma tecnologia desenvolvida por cientistas australianos e usou também o trabalho de cientistas japoneses que haviam já identificado o gene responsável pela produção desta mesma enzima.


Ler mais
Image


Image 

 
No futuro
No futuro todos os produtos terão
memória digital

Os cientistas acreditam que, dentro de poucos anos, todos os produtos que comprarmos terão um chip incorporado que poderá dar informações importantes aos consumidores. Este chip permitirá seguir um produto ao longo de todas as etapas da sua “vida” (fabrico, transporte, etc), e poderá informar os consumidores sobre prazos de validade, condições de utilização, tamanhos e cores disponíveis etc.
Os preços elevados dos materiais de fabrico destes chips têm impedido a sua aplicação. No entanto, uma equipa de cientistas está a trabalhar em novos materiais que vão permitir uma utilização mais fácil destas novas etiquetas do futuro.
 

Ler mais
Image


Image