Mapa do siteContactosPesquisaLinks
Abril
Planeta
22 de Abril: Vem ai mais um Dia Internacional
da Terra


Vem aí mais um Dia Mundial da Terra, mas bom seria que não fosse “apenas” mais um. Numa época em que tanto se fala de ambiente, de alterações climáticas e de sustentabilidade, este dia deveria servir para, definitivamente, fazer mudar quem ainda não se decidiu pela mudança.
Se é o teu caso  (será que enfiaste “a carapuça”?), aproveita este dia para revolucionares de vez o modo como vives e consomes: os pequenos gestos contam, por isso não continues a encolher os ombros e a dizer “isto não é comigo!”.
Se já mudaste e vestiste a camisola pelo planeta, a tua missão ainda não acabou: faz agora com que os outros mudem à tua volta.
Image


Image 

 
Baloes
Balões solares que transportam electricidade

A proposta vem de um equipa de investigadores de Israel: lançar balões gigantes na atmosfera, capazes de captar a luz solar e, assim levar a energia eléctrica às regiões mais remotas, muitas vezes carenciadas deste recurso. Para pôr em prática esta ideia, os cientistas cobriram a superfície de um balão gigante com camadas finíssimas de painéis solares. Depois, através de um cabo, ligaram este balão a uma aparelho conversor (de energia solar em eléctrica) e deixaram-no elevar-se a centenas de metros do chão.
As vantagens destes balões são variadas: custam metade do orçamento de um painel solar normal, permitem poupar matérias primas (como o vidro ou metal necessários para construir os painéis tradicionais) e poupam espaço de solo.
Apesar de ainda ser necessário um ano para testar esta ideia, os cientistas prevêem que cada balão de 3 metros seja capaz de fornecer um quilowatt de energia, o suficiente para fazer trabalhar uma máquina de lavar e secar roupa.


Ler mais
Image


Image 

 
Tarefas

20 minutos de exercício para uma cabeça sã

Um estudo publicado no “British Journal of Sports Medicine” chegou à conclusão que bastam 20 minutos de exercício intensivo por semana para ficarmos menos deprimidos.Pela primeira vez, os cientistas da University College de Londres (onde este estudo foi realizado) conseguiram quantificar o tempo de exercício necessário para obter benefícios ao nível da saúde mental. Segundo os cientistas, a par das caminhadas e das aulas de ginástica, também as tarefas domésticas podem ser uma forma de praticarmos exercício... por isso, não hesites: toca a aspirar, a arrumar, a lavar e a varrer!



Ler mais

Image


Image 

 
Astronauta

Queres ser astronauta? Esta pode ser a tua oportunidade!

A Agência Espacial Europeia (ESA) está a lançar uma campanha para o recrutamento de quatro astronautas que participarão em futuras missões tripuladas à Estação Espacial Internacional.
Esta campanha será feita através da Internet e em vários eventos que decorrerão nos 17 países que fazem parte da ESA.
O perfil procurado pela ESA é o seguinte: "Não procuramos super-homens, mas pessoas sãs e com um perfil psicológico muito determinado, com capacidade de adaptação, abertas e que gostem de trabalhar em equipa".
Achas que te encaixas? Que o espaço chama por ti? Então não percas mais tempo! Vai já ao site da ESA e envia a tua candidatura...
Foto: ESA

Ler mais

Image


Image 

 
borboleta

Adeus a um grande nome da ciência

Nasceu em 1917, no Connecticut, formou-se em Matemática em Harvard, especializou-se em Meteorologia no MIT (Massachusetts Institute of Technology).
Edward Lorenz, o pai da chamada Teoria do Caos, morreu na quinta-feira passada, aos 90 anos, mantendo-se activo até perto do final da vida.
Na década de 60 defendeu a teoria de que pequenas alterações numa sistema dinâmico como a atmosfera, podem desencadear grandes transformações a milhares quilómetros de distância. Dito de outra forma, Lorenz pôs a comunidade científica a pensar no seguinte: poderá o bater das asas de uma borboleta no Brasil originar um tornado no Texas?
Com a sua Teoria do Caos, Lorenz impulsionou a terceira revolução científica do século XX e influenciou uma série de ciências básicas.
Em 1991 ganhou o Prémio Kyoto, atribuído a quem contribui com a ciência, cultura e espiritualidade para o bem da Humanidade.

Ler mais
Image 

 
Rios

Qualidade da água controlada... a partir do espaço

É um projecto novo, coordenado pelo Instituto Superior Técnico e financiado pela Agência Espacial Europeia, e propõe-se monitorizar a qualidade da água das bacias dos rios portugueses através de imagens de satélite.
Segundo os coordenadores, “estas imagens, conjugadas com modelos matemáticos, fornecerão informação sobre os solos, os caudais e até mesmo os nutrientes das águas”.
A primeira bacia a ser monitorizada a partir do espaço será a do rio Tejo, já a partir de Fevereiro.

Ler mais
Image 

 
Olhos
Olhos biónicos a funcionar

A retinite pigmentosa é uma doença de origem genética causada pela destruição das células da retina. As pessoas atingidas por esta doença vão perdendo gradualmente a visão, primeiro a nocturna, depois a diurna, deixando de ser capazes de ver cores e tonalidades.
Esta semana, chegou a notícia de que dois pacientes britânicos que sofrem desta doença estão a evoluir muito bem após a implantação de um olho biónico, que lhes permitirá percepcionar pontos de luz e sombras.
Mas como funcionam estes olhos que mais parecem trazidos do futuro?
Primeiro, uma pequena câmara de vídeo é incorporada nuns óculos. Esta câmara recolhe informação visual e envia-a para um processador capaz de a transformar em sinais eléctricos. Estes sinais são reenviados para os óculos que, por sua vez, a fazem chegar a um implante de eléctrodos colocado na retina.
São estes eléctrodos que conseguem estimular a retina, enviando impulsos para o cérebro através do nervo óptico. Dito de outra forma, as imagens chegam ao cérebro, mesmo que a retina não funcione bem.
Complicado? Talvez seja... mas lá que funciona, funciona!
 
Image


Image 

 
Arte

Congresso de Geociências: estiveste lá?

Quatrocentos alunos dos ensinos Básico e Secundário reuniram-se a semana passada em Coimbra no âmbito de um congresso sobre Geociências que os levou... a passear.
Durante três dias, estes alunos, em representação de 22 escolas de todo o país, tiveram oportunidade de apresentar os trabalhos por si desenvolvidos, mas não só. Do programa do congresso faziam parte quatro visitas de campo para observar “ao vivo” algumas situações ligadas à Biologia e à Geologia, que levaram estes alunos a locais como a Barragem da Aguieira ou a Serra da Estrela.???Esta é já a terceira edição do Congresso de Jovens Geocientistas organizado pelo Departamento de Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC). Este ano, o encontro ganha uma relevância ainda maior por estarmos a comemorar o Ano Internacional do Planeta Terra.

Ler mais
Image