Mapa do siteContactosPesquisaLinks

transito
Como nascem as filas de trânsito?

 Já te deve ter acontecido, numa viagem de carro, formar-se uma fila enorme sem razão aparente. Serão obras na estrada mais adiante? Um acidente? Milhares de pessoas que saíram todas de casa no mesmo minuto?
Uma equipa de investigadores do Departamento de Física da Nagoya University (Japão) interessou-se por este assunto. Publicou recentemente os resultados da sua pesquisa, dando conta de que os engarrafamentos são provocados pelo excesso de carros na estrada. Até aqui  não há grande surpresa, mas as conclusões vão mais longe.
Os cientistas puseram 22 condutores numa pista de 230 metros, a circular à velocidade de 30 km/h. O trânsito começou por ser fluído mas, mal a velocidade foi alterada por um dos veículos, logo o efeito da travagem atingiu os outros condutores como uma onda, dando origem a pequenas paragens.
Este estudo poderá contribuir para que, no futuro, se possa estimar com mais exactidão “o valor de densidade crítica” para cada estrada (ou seja, a partir do qual o trânsito poderá ficar instável). Este valor permitirá planear estradas mais adequadas à sua utilização e até, quem sabe, portagens que limitem a entrada de mais veículos, impedindo engarrafamentos.

Créditos da imagem: Ciência Hoje/Nagoya University

Ler mais
Image


Image